O que é Coaching?

O que esperar do Coaching, serviço cada vez mais procurado no Brasil?

O Coaching é uma metodologia em que o Coach (Treinador) se utiliza de técnicas e ferramentas presentes nos princípios de gestão estratégica, administração, psicologia, terapia cognitiva, dentre outros, com a função de estimular, apoiar e despertar em seu Cliente (Coachee) o potencial para o alcance de suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Como metodologia de desenvolvimento humano pode-se dizer que o Coaching teve sua origem nos EUA nos anos 50, quando Treinadores (Coaches) de diversas modalidades esportivas deram início à sua aplicação visando o incremento de performance e a busca de uma fonte de motivação genuína.

Tipos de Coaching

O Coaching normalmente se divide em dois grandes grupos:

Coaching Executivo

O foco dessa modalidade é a vida profissional em todas as suas dimensões: incremento de performance, aumento da produtividade, desenvolvimento de competências de liderança, criação de mecanismos de comunicação interpessoal mais eficazes, gestão eficaz do tempo, dentre outros.

O ponto chave para o sucesso desse trabalho é o correto alinhamento daquilo que o profissional busca com as metas de carreira e o contexto no qual está inserido.

Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) os nichos mais comuns no mercado são:

  • Coaching de Carreira;
  • Coaching de Performance;
  • Coaching de Liderança
  • Coaching de Equipes;
  • Coaching Empresarial;
  • Coaching de Negócios;
  • Coaching de Vendas;
  • Coaching de Empreendedorismo;
  • Coaching Organizacional;
  • Coaching de Gestores e Líderes;
  • Coaching Preparatório para Aposentadoria.

Coaching de Vida

Aqui o foco é a vida pessoal do indivíduo para desenvolver e potencializar sua capacidade de atingir suas metas de âmbito pessoal.

De forma sucinta, esse tipo de trabalho faz uma espécie de mapeamento do indivíduo, para entender o que o impulsiona e o que o trava.

Com essas informações o Coach auxilia o Coachee a se apropriar dos seus pontos de força, a entender no que precisa melhorar e a chegar aonde deseja.

Ter um Coach de vida significa aprender a melhorar seus relacionamentos, cuidar da saúde e da qualidade de vida, ter autonomia e tranquilidade financeira e diversas outras possibilidades.

Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), os nichos mais comuns no mercado são:

  • Coaching de Comunicação.
  • Coaching de Emoções;
  • Coaching Esportivo;
  • Coaching de Família;
  • Coaching para Emagrecimento;
  • Coaching de Relacionamento;
  • Coaching para Gestantes;
  • Coaching Espiritual;
  • Coaching de Férias;
  • Coaching de Crianças.

Dicas para um bom processo de Coaching

Antes de tomar a decisão de contratação do serviço e do profissional:

  • Assegure-se que o Coach tenha a formação adequada, bem como as certificações para o exercício da atividade;
  • Verifique a credibilidade no mercado da empresa certificadora;
  • Seja sempre muito sincero com seu Coach para que as expectativas estejam alinhadas e o serviço possa ser prestado da melhor forma;
  • Seja atento aos detalhes, pois eles podem fazer toda a diferença;
  • Lembre-se que o Coaching é um processo focado na solução e na construção do futuro desejado.
  • Entenda que Coaching não é terapia, mas a terapia pode ser muito eficaz quando realizada em conjunto.

Competências de um Coach

Veja abaixo uma compilação de habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais para a prática eficaz do Coaching:

  • Comunicação interpessoal: comunicar-se de forma clara, eficaz e empática;
  • Orientação para resultados: desafiar seus clientes a buscar a excelência para o alcance de metas;
  • Foco no cliente: promover e garantir a entrega de um serviço de qualidade excedendo a expectativa dos clientes;
  • Respeito à diversidade: compreende as diferenças individuais tratando a todos com equidade;
  • Adaptável a mudanças: ter a versatilidade de se adequar às constantes mudanças de contexto garantindo os resultados almejados;
  • Aperfeiçoamento contínuo: busca incansável de melhores práticas que potencializem e promovam o crescimento de sua performance;
  • Planejamento e organização: saber definir metas e prioridades;
  • Otimismo: usar de uma visão otimista de vida que propicie enxergar possibilidades e potencialidades;
  • Escuta ativa: ouvir seu cliente de forma verdadeira e sem o efeito dos seus próprios juízos de valor.

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