O que esperar do Coaching, serviço cada vez mais procurado no Brasil?
O Coaching é uma metodologia em que o Coach (Treinador) se utiliza de técnicas e ferramentas presentes nos princípios de gestão estratégica, administração, psicologia, terapia cognitiva, dentre outros, com a função de estimular, apoiar e despertar em seu Cliente (Coachee) o potencial para o alcance de suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Como metodologia de desenvolvimento humano pode-se dizer que o Coaching teve sua origem nos EUA nos anos 50, quando Treinadores (Coaches) de diversas modalidades esportivas deram início à sua aplicação visando o incremento de performance e a busca de uma fonte de motivação genuína.
Tipos de Coaching
O Coaching normalmente se divide em dois grandes grupos:
Coaching Executivo
O foco dessa modalidade é a vida profissional em todas as suas dimensões: incremento de performance, aumento da produtividade, desenvolvimento de competências de liderança, criação de mecanismos de comunicação interpessoal mais eficazes, gestão eficaz do tempo, dentre outros.
O ponto chave para o sucesso desse trabalho é o correto alinhamento daquilo que o profissional busca com as metas de carreira e o contexto no qual está inserido.
Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) os nichos mais comuns no mercado são:
- Coaching de Carreira;
- Coaching de Performance;
- Coaching de Liderança
- Coaching de Equipes;
- Coaching Empresarial;
- Coaching de Negócios;
- Coaching de Vendas;
- Coaching de Empreendedorismo;
- Coaching Organizacional;
- Coaching de Gestores e Líderes;
- Coaching Preparatório para Aposentadoria.
Coaching de Vida
Aqui o foco é a vida pessoal do indivíduo para desenvolver e potencializar sua capacidade de atingir suas metas de âmbito pessoal.
De forma sucinta, esse tipo de trabalho faz uma espécie de mapeamento do indivíduo, para entender o que o impulsiona e o que o trava.
Com essas informações o Coach auxilia o Coachee a se apropriar dos seus pontos de força, a entender no que precisa melhorar e a chegar aonde deseja.
Ter um Coach de vida significa aprender a melhorar seus relacionamentos, cuidar da saúde e da qualidade de vida, ter autonomia e tranquilidade financeira e diversas outras possibilidades.
Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), os nichos mais comuns no mercado são:
- Coaching de Comunicação.
- Coaching de Emoções;
- Coaching Esportivo;
- Coaching de Família;
- Coaching para Emagrecimento;
- Coaching de Relacionamento;
- Coaching para Gestantes;
- Coaching Espiritual;
- Coaching de Férias;
- Coaching de Crianças.
Dicas para um bom processo de Coaching
Antes de tomar a decisão de contratação do serviço e do profissional:
- Assegure-se que o Coach tenha a formação adequada, bem como as certificações para o exercício da atividade;
- Verifique a credibilidade no mercado da empresa certificadora;
- Seja sempre muito sincero com seu Coach para que as expectativas estejam alinhadas e o serviço possa ser prestado da melhor forma;
- Seja atento aos detalhes, pois eles podem fazer toda a diferença;
- Lembre-se que o Coaching é um processo focado na solução e na construção do futuro desejado.
- Entenda que Coaching não é terapia, mas a terapia pode ser muito eficaz quando realizada em conjunto.
Competências de um Coach
Veja abaixo uma compilação de habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais para a prática eficaz do Coaching:
- Comunicação interpessoal: comunicar-se de forma clara, eficaz e empática;
- Orientação para resultados: desafiar seus clientes a buscar a excelência para o alcance de metas;
- Foco no cliente: promover e garantir a entrega de um serviço de qualidade excedendo a expectativa dos clientes;
- Respeito à diversidade: compreende as diferenças individuais tratando a todos com equidade;
- Adaptável a mudanças: ter a versatilidade de se adequar às constantes mudanças de contexto garantindo os resultados almejados;
- Aperfeiçoamento contínuo: busca incansável de melhores práticas que potencializem e promovam o crescimento de sua performance;
- Planejamento e organização: saber definir metas e prioridades;
- Otimismo: usar de uma visão otimista de vida que propicie enxergar possibilidades e potencialidades;
- Escuta ativa: ouvir seu cliente de forma verdadeira e sem o efeito dos seus próprios juízos de valor.
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